05/07/2010

Copa Multiracial

E Lá se vai a copa da globalização. Belíssima copa que se aproxima do final e ainda reserva grandes emoções. Quem ganhará o título ? Falemos primeiro da multiracialidade da copa. 
Meu primeiro destaque é o zagueiro sul africano Matthew Booth.    
                                                 

Outro fato que marcou a copa foi o confronto dos Boateng. Irmãos se enfretaram nesse mundial, um pela seleção de gana, outro, naturalizado, defendendo a seleção alemã.



A seleção alemã, em síntese, é a expressão pura e simples da multiracialidade. Coincidentemente, ou não, é a favorita ao título do mundial. Se vencerá ou não, saberemos em uma semana. Mas além de Boateng, da foto acima, a seleção alemã é uma sopa de culturas. O meio campo habilidoso, Özil, tem origem Turca e declara versos do alcorão antes da partida, e não canta o hino alemão. Na reserva está Cacau, brasileiro, que canta o hino alemão quando joga, mas tem o Brasil marcado na pele. Finalmente a dupla de atacantes Podolski e Klose são poloneses naturalizados alemães. Na seleção alemã não importa quem canta ou não canta o hino, quem nasceu ou não nasceu na Alemanha, todos jogam com o espírito alemão, e são por isso favoritos ao título. Como dizia um amigo meu: "quando a Alemanha joga mal é vice campeã, jogando bem sempre ganha". Não está tão longe de ser verdade creio eu...
Ainda em 2006 jornalistas perguntaram com tom de desconfiança para Klose (o atacante matador que está apenas a 1 gol de distância do maior artilheiro da história das copas do mundo - Ronaldo):

- Afinal, você é polonês ou alemão ?
Klose respondeu:
- Sou atacante.






KENAKO

2 comentários:

  1. é isso mesmo que o Klose disse, não importa onde nasceu.
    Tem uma música que é assim: "família não é sangue, família é sintonia."

    já pensou?

    no brasil todos nasceram aqui, nas favelas, e mesmo com toda a discrminação existente, eles defendem o país inteiro. Não vomitam as humilhações que passaram, os xingamentos que ouvem...

    ___
    Achei que você que disse: sou atacante, já ia te chamar pra jogar bola.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras do Klose,
    Excelente semana,boas energias sempre!
    beijinhos,
    Mari

    ResponderExcluir

Hóspedes