24/06/2011

Dia 1: São Luís - São José do Ribamar

 
Acordamos, montamos nossos alforges nas bicicletas pela primeira vez e pé na estrada!
No nosso primeiro dia de pedal viajamos de São Luís do Maranhão até São José do Ribamar.
Não acordamos tão cedo, pois teríamos apenas 35 km pela frente, todavia acabamos por demorar acima do esperado já que a corrente da minha bicicleta arrebentou duas vezes no caminho, acho que ficamos mais tempo arrumando a corrente do que pedalando... De qualquer forma foi um pedal tranquilo, chegamos na cidade por volta de 14 horas e almoçamos. Durante o almoço perguntei a duas moças sentadas na mesa ao lado se sabiam de alguma pousada na cidade. Responderam que não conheciam, que achavam pouco provável haver algum, mas que poderíamos dormir na casa delas. Claro que aceitamos!
Além da generosa oferta de um lugarzinho para esticar a rede e passar a noite, nos informaram sobre a origem do nome da cidade. Certa vez os habitantes da cidade encontraram uma imagem do santo São José boiando no mar, o santo virou o padroeiro da cidade e a "oferenda dos mares" deu nome à cidade, pelo fato de estar sobre o mar ou "em RIBA" do MAR, o nome da cidade acabou por virar São José do Ribamar.
Por fim, a Safira, nossa anfitriã, ainda leu minha mão e passou um prognóstico muito positivo sobre nossa viagem, afirmou com convicção:
"tudo é reto, tudo é plano. Este é o seu ano. Tudo vai dar certo na viagem de vocês porque nada acontece com quem vai de coração aberto!"
Embora eu seja um tanto quanto cético em relação a futurologia, bolas de cristal e similares, as palavras que ela disse foram uma injeção de ânimo e confiança em relação a viagem apenas iniciada.
A programação para o dia seguinte era pegar um barco e sair da ilha rumo ao continente, estavamos ansiosos por colocar nossas bicilicletas nas praias dos lençois maranheses e pedalar sem restrição...
Finalmente começa a viagem que, em minha mente, já se iniciara alguns meses antes...



  (Estátua dedicada a São José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hóspedes