05/12/2012

O primeiro retrato de um povo




O primeiro retrato de um povo é apenas uma foto entre muitas que poderiam ser tiradas;  mas, o fotógrafo espera fazer um registro que simbolize aquele povo, sem estereotipá-lo. 
Naturalmente, um povo é um álbum e, não obstante, para algumas figuras ecléticas que se encontram por aí poder-se-ainda-ia dizer que são fotos que nunca foram batidas.

A minha primeira imagem do povo recifense é de um povo MEGALOMANÍACO, sem exageros. 
Recife é a versão nordestina de Itu. Se um representante do Guinness Book conversar com um recifense, desejará fazer uma versão do livro só para a cidade. Aparentemente, a capital do nordeste é detentora de vários recordes com os quais ainda não estou familiarizado, como a maior avenida em linha reta do mundo. Fosse recifense, diria que a cidade é recordista mundial em recordes.
Tudo aqui é maior; a menor avenida do mundo, onde estou hospedado, é tratada como a avenida mais compacta do mundo, de forma que até as pequenas coisas tornam-se as maiores, basta mudar a perspectiva.



De todas as estórias que ouvi aqui, pelo menos uma me pareceu bem razoável. Durante um agradável passeio dominical de fusca pelo recife antigo, Adenildo me apresentou os dois principais rios da cidade: Beberibe e Capibaribe.
Em qualquer canto de Recife sabe-se, e não há nenhum exagero nesse fato estilizado, que os dois rios são tão grandes, e o volume de água que deles emana é tão impressionante, que eles se juntam para formar o oceano atlântico!

Paro por aqui, pois, se quisesse contar todas as façanhas da cidade, provavelmente escreveria a maior  crônica do mundo.

5 comentários:

  1. Dia seis vou descer do avião cantando: voltei, Recife. Foi a saudade que me trouxe pelo braço...

    ResponderExcluir
  2. Hahusauhsuahs, ficou bruto! Mas que a Avenida Caxngá é a maior, isso é! E outra coisa que piro na megalomania recifense, os prédios! Nego num se satisfaz com prédio de 25-30 andares não...

    ResponderExcluir
  3. ... Quero ver novamente "Vassoura" na rua abafando.
    Tomar umas e outras e cair no passo!!!

    No carnaval todo mundo já sabe, tem o galo, O MAIOR BLOCO DE CARNAVAL DO MUNDO!
    (Esse realmente deve ser o maior...)

    ResponderExcluir
  4. É a caxangá mesmo que tem essa fama!
    Pode até ser viu...
    Os prédios de fato são gigantescos né...
    Agora tem uma lei que limita o máximo de andares.
    Mas agora é tarde né? O recifense já acha que New York se parece com recife... hehehe

    ResponderExcluir
  5. Muito boa grande Thiago...
    Abs.

    ResponderExcluir

Hóspedes