28/01/2010

O homem é altruísta ou egoísta?

De férias, recluso no mato, anexo à minha mentalidade citadina, um episódio me remeteu à questão que dá título a esta crônica.
Fui a uma horta comprar um bocadinho de cidreira para o chá da tarde e pedi ao moço que me arranjasse quantidade suficiente para duas pessoas. Como a quantidade necessária era bastante modesta, o vendedor não quis me cobrar (o que descobri mais tarde através de minha amiga ser comum naquele vilarejo).
Não pude entender a transação. Seria incorreto aceitar sua mudinha sem dar nada em troca. Como não tinha nada além de dinheiro tratei logo de sacar o que carregava comigo, talvez 3 reais ou menos. Fiquei realmente impressionado dele não me cobrar ! E quis retribuir sua benevolência da única maneira que pude.
Se tivesse cobrado os 3 reais que acabei dando, eu acharia um absurdo. Me rejeitaria a comprar novamente deste homem que taxaria de ladrão ou pior.
.
.
.
O homem dança conforme a música, é ação e reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hóspedes